2013-04-02

"Bem" e "Mal"

O ser humano deveria assumir que é apenas mais um animal na biosfera da Terra e assumir que tem instintos animais.

Para qualquer indivíduo progredir espiritualmente, precisa aceitar sua natureza animal e aprender a lidar com ela, aprendendo a diferenciar o que é o espírito e o que é o animal humano.

Uma das grandes hipocrisias da humanidade é falar em "ser humano" e "humanidade" desconsiderando a sua herança animal.

Um bom romance para se conhecer essa dualidade "animal-humano" é "O lobo da estepe", de Hermann Hesse, onde temos um personagem principal que convive com sua natureza animal e humana se confrontando o tempo todo e só consegue ficar bem consigo mesmo quando consegue conciliar as duas naturezas.

Um dado interessante sobre esse romance é que considera o lado animal como o representante do "mal" e o lado humano como representante do "bem". Esse é um tema central de toda a humanidade. O "desejo sexual" faz parte do instinto humano e é demonizado por religiões, como se fosse um impedimento da evolução humana.

O erro fundamental da conceituação moral de "bem" e "mal" é afirmar que tudo que contrarie nosso conceito de evolução é "mal" e o verdadeiro mal acaba sendo essa visão separatista.

Precisamos aprender a relativizar nosso conceito de "bem" e "mal" e não o levar à condição de "verdade absoluta e universal". Tem um provérbio português muito bom: "cada roca com seu fuso, cada terra com seu uso".

O caminho da evolução espiritual tem como uma importante "pedra no caminho" aprendermos a relativizar nosso conceito de "bem" e "mal". Sem isso, jamais chegaremos ao nosso auto-conhecimento, pois não conseguiremos dominar nosso "demônio interior" se não nos reconciliarmos com ele.

E ressalto muito esse ponto: Dominar nosso "demônio interior" não é submeter ele ao lado "bom e humano de cada um" mas estabelecer uma relação harmoniosa, sem que um domine o outro.

Quem tem que dominar é o Espírito. E o Espírito não é nem o "bem" e nem o "mal". Entender isso é fundamental para o auto-conhecimento. Precisamos transcender as aparências de "bem" e "mal", precisamos transcender nosso próprio ego e focar nossa consciência no espiritual.
##########
http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Lobo_da_Estepe
http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/315816/o-lobo-da-estepe
http://biblioteca.folha.com.br/1/16/2000051301.html
http://www.record.com.br/livro_sinopse.asp?id_livro=23973
http://www.record.com.br/livro_sinopse.asp?id_livro=23008


Comentários: Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]